Atendimento

Validação de dados cadastrais e funcionais

publicado: 04/03/2022 - 11:18 | última modificação: 20/12/2022 - 23:00 Atualizar dados

O que é ?

Validação e atualização obrigatória de dados cadastrais pessoais e funcionais dos agentes públicos civis do Poder Executivo Federal.

Quem pode utilizar este serviço?

Servidores públicos civis ocupantes de cargo efetivo; servidores públicos ocupantes de cargo em comissão, declarado em lei de livre nomeação e exoneração; empregados públicos regidos pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, em exercício na unidade; contratados temporários regidos pela Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993; empregados de empresas estatais dependentes e estagiários, ainda que se encontrem cedidos, afastados, licenciados ou fora do país.


Canais de Prestação

  • SouGov.br (versão web)
  • SouGov.br (aplicativo para Android)
  • SouGov.br (aplicativo para iOS)
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Realizar o login no SouGov.br por meio do aplicativo ou da versão web

    2. Na tela inicial, uma notificação automática informará que é necessário realizar a validação cadastral. Leia as instruções e clique no botão Iniciar

    3. A qualquer momento, caso decida interromper a validação, selecione a opção Continuar depois

    4. Na guia Contatos, confira seus telefones e e-mails. Clique em   para corrigir os dados, sempre que necessário

    5. Após validar as informações, selecione Confirmar dados e Avançar

    6. Repita o procedimento nas etapas Dados Pessoais, Documentos, e Endereço

    7. A qualquer momento, se decidir retornar às etapas anteriores, basta clicar na opção Voltar para o passo anterior

    8. Na etapa Outros Dados, verifique os dados e solicite a atualização dos dados da Chefia Imediata e da Unidade de Atuação somente se houver inconsistências

    9. Caso não tenha campo próprio para a atualização cadastral desejada, o agente público deverá usar o campo Solicitação de Correção Extra, clicando no 

    10. Após realizar todas as atualizações ou validações necessárias, selecione a opção Confirmar dados e Concluir para finalizar o procedimento

    11. O sistema apresentará o termo de concordância com os dados informados. Leia os termos e clique no botão Aceito os termos para concluir​

    12. Será apresentada a tela de conclusão da validação cadastral. No caso de agente público gestor de equipe, o sistema apresentará opção para realizar os procedimentos de validação de equipe.

    13. Para refazer o procedimento, se necessário, na página inicial do SouGov.br clique no menu disponível no canto superior esquerdo

    14. Selecione a opção Cadastro

    15. Em seguida, clique em Situação da Validação Cadastral

    16. Por fim, selecione Realizar Validação Cadastral. Leia as informações disponíveis e clique em Continuar

    17. Consulte também os tutoriais:

    18. Para consultar o status da sua validação cadastral, acesse o SouGov.br

    19. Clique em à esquerda

    20. Clique em Cadastro

    21. Clique em Situação da Validação Cadastral

    Tempo de atendimento do serviço

    não se aplica

    Outras Informações

    Legislação relacionada ao serviço

  • Portaria SGP/SEDGG/ME nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022
  • Área Responsável

  • Central de Atendimento de Pessoal - CAPE
  • Observações

    1. A manutenção dos dados cadastrais pessoais e funcionais atualizados dos agentes públicos é atividade de caráter obrigatório e será objeto de validação anual, realizada no período de 1º de março a 30 de abril.

    2. Os campos: nome civil completo, data de nascimento, sexo e nome da mãe são integrados com a base de dados da Receita Federal do Brasil – RFB. O sistema indicará caso os dados tenham que ser ajustados primeiramente na RFB.

    3. As atualizações, validações e inconsistências serão realizadas e tratadas exclusivamente pela plataforma SouGov.br.

    4. Caso o agente público ou o agente público responsável pela gestão de equipe deixe de atualizar seu dados cadastrais no prazo estabelecido ou composição do quadro de pessoal da sua unidade ou das chefias subordinadas, respectivamente, o fato será comunicado à Corregedoria para fins de apuração disciplinar.

    5. Em caso de dúvidas e outras informações, procure a Central de Atendimento de Pessoal – CAPE, informando o seu nome completo e CPF.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

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    Dúvidas em relação ao serviço?

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