Suporte Técnico

Solicitação de Certificado Digital (Pessoa Física)

publicado: 23/08/2019 - 16:11 | última modificação: 16/05/2022 - 15:40

O que é ?

Emissão ou renovação de um Certificado Digital (Arquivo eletrônico gravado em um TOKEN/Pen Drive ou em nuvem, que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção das transações eletrônicas e outros serviços via Internet. Permite que pessoas físicas e jurídicas se identifiquem e assinem digitalmente seus documentos).

Quem pode utilizar este serviço?

Certificado Digital (token): A solicitação pode ser realizada por todos os colaboradores do Ministério da Economia.

Certificado Digital NeoID (nuvem): A solicitação pode ser realizada apenas por servidores que possuem acesso ao SouGov.br.

Canais de Prestação

  • Canal Solicite TI (Certificado Digital A3 com Token)
  • Forma de acesso: https://soliciteti.economia.gov.br
  • SouGov.br (Certificado Digital NeoID)
  • Forma de acesso: https://sougov.economia.gov.br/sougov
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Acessar o Canal Solicite TI (https://soliciteti.economia.gov.br);

    2. Selecionar a Rede à qual está conectado e informar o local de atendimento;

    3. Selecionar a categoria "Segurança de TI” e o serviço “Solicitação de Certificado Digital (Pessoa Física)";

    4. Preencher os dados solicitados no formulário;

    5. Clicar em "Abrir Chamado" e fazer a autenticação utilizando login e senha da rede.

    Outras Informações

    Tempo de atendimento do serviço

    1 a 3 dias

    Legislação relacionada ao serviço

    Nenhuma legislação informada.

    Área Responsável

  • Coordenação de Serviços e Segurança - COSER/CGINF
  • Observações

    1. O agendamento do dia e horário para emissão da Certificação Digital A3 (com Token) é feito pelo próprio solicitante após autorização da DTI.
    2. O solicitante deve apresentar os seguintes documentos para o SERPRO no dia agendado:

      • Carteira de Identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Carteira Nacional de Habilitação (Válida) – CNH
      • Título de Eleitor é OPCIONAL, mas no caso do INSS é obrigatório.
      • PIS / PASEP (OPCIONAL). Obs: Para uso no Sistema Conectividade Social, o PIS/PASEP é obrigatório.
      • Comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, tv a cabo, extrato de cartão de crédito desde que seja de banco) em nome do servidor a ser certificado (recente até 3 meses da data de emissão).

      IMPORTANTE: Este serviço não inclui a instalação do token na estação de trabalho do usuário. Após adquirir o token o usuário deverá cadastrar um chamado para instalação e configuração do driver e das cadeias de Certificados.

    3. Solicitação de Certificado Digital NeoID (nuvem) deve ser feita exclusivamente através do SouGov.br (https://sougov.economia.gov.br/sougov/). Clique aqui para consultar o passo a passo.
    4. No SouGov.br quem fará a solicitação é o próprio SERVIDOR interessado, passando por um aprovador orçamentário designado pela DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação), e posteriormente pela aprovação da chefia imediata do SERVIDOR requerente. A chefia imediata do SERVIDOR receberá um link no seu email para realizar a aprovação. Após aprovado o pedido, uma mensagem será enviada para o email (cadastrado no SouGov) do SERVIDOR requerente, com informações da aprovação da solicitação e instruções para download e instalação do Certificado Digital NeoID.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

    Termos relacionados: TOKEN

    Serviços Relacionados

    Esta informação foi útil para você?

    Dúvidas em relação ao serviço?

    Voltar ao topo
    Skip to content