Capacitação e Desenvolvimento

Currículo e Oportunidades

publicado: 24/08/2021 - 12:32 | última modificação: 26/01/2023 - 14:37 Acessar currículo e oportunidades

O que é ?

Módulo disponível na plataforma digital do Governo Federal (SouGov.br) para cadastro e gerenciamento de currículos de servidores e empregados públicos, com o objetivo de subsidiar processos de seleção e gestão de talentos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo servidor lotado ou em exercício em órgão ou entidade integrante do SIPEC poderá disponibilizar seu currículo no módulo Currículo e Oportunidades, necessitando apenas uma credencial Gov.br.


Canais de Prestação

  • SouGov.br (versão web)
  • SouGov.br (aplicativo para Android)
  • SouGov.br (aplicativo para IOS)
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Realize o login no SouGov.br por meio do aplicativo ou da versão web

    2. Selecione a opção Currículo e Oportunidades no menu Autoatendimento

    3. Será exibido uma tela com as seções Meu Currículo, Minhas Inscrições, Oportunidade para Você e Buscar Oportunidades, assim como são exibidas abaixo Oportunidades que podem ser exibidas de acordo com o Status da Inscrição, e ordenadas temporalmente ou por proximidade do encerramento

    4. Selecione a seção Meu Currículo para cadastrar ou alterar seu currículo

    5. Preencha todas as abas de informação. São elas

    6. Sobre

      Competências

      Formação

      Experiências

    7. Clique no  ao lado dos campos que deseja editar

    8. Ao final da edição de cada campo, clique em Salvar

    9. Para fazer o download do documento, clique em  ao lado de Meu Currículo.

    10. Na seção Buscar Oportunidades, é possível buscar oportunidades disponíveis com diversas opções de filtros, facilitando ao usuário a localização de vagas que mais se adequam ao seu perfil, e permitindo que o usuário se candidate à vaga oferecida

    11. Ainda, na seção Minhas Inscrições, o usuário pode visualizar as vagas as quais já se candidatou, o progresso da seleção e o resultado dos processos seletivos nos quais participou.

    Tempo de atendimento do serviço

    Até 1 dia

    Outras Informações

    Legislação relacionada ao serviço

  • Instrução Normativa nº 4, de 31 de dezembro de 2018
  • Área Responsável

  • Coordenação de Provimento e Dimensionamento de Pessoas - CODIP
  • Observações

    Clique aqui para outras informações sobre o funcionamento do módulo Currículo e Oportunidades bem como sobre o preenchimento do currículo

    Perguntas frequentes

    O módulo Currículo e Oportunidades do SouGov.br permite compartilhar seus conhecimentos, habilidades e experiências e divulgar seu currículo com pessoas, órgãos e entidades interessados em seu perfil profissional. Além disso, facilita o envio rápido para participar de oportunidades ofertadas por outros órgãos e entidades da administração pública federal. A ferramenta está em constante evolução, com previsão de lançamento de outras funcionalidades.

    Os servidores com currículos cadastrados no módulo podem se candidatar, com apenas um clique, às oportunidades lá divulgadas pelos órgãos e entidades do poder Executivo Federal. Ao se candidatar, no entanto, é importante que o currículo esteja com as informações atualizadas. Assim, suas chances de ser selecionado para participar dos processos seletivos serão maiores. Além disso, o módulo também permite a identificação, por parte dos gestores, de perfis que podem se encaixar em determinadas oportunidades.

    Todos os cidadãos podem cadastrar seus currículos no SouGov.br, utilizando o acesso Gov.br.

    O módulo Currículo e Oportunidades está disponível na plataforma SouGov.br, por meio do aplicativo disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e também na versão web, pelo endereço: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov.

    Caso tenha dificuldade com a senha de acesso ao SouGov.br, clique aqui.

    Sim, sua opinião é fundamental. Para enviar sua sugestão, é preciso preencher o formulário disponível na seção Sugestões.

    Na versão atual, o servidor ou empregado público tem acesso apenas ao seu próprio currículo. As áreas de gestão de pessoas podem acessar todos os currículos por meio do Painel do Banco de Talentos.

    Não, o usuário não poderá excluir o currículo totalmente. É possível excluir apenas as informações cadastradas no currículo.

    Não. Os dados pessoais são extraídos do banco de dados da Receita Federal.

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    Dúvidas em relação ao serviço?

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