Processo seletivo

Preencher currículo e Oportunidades

publicado: 24/08/2021 - 12:32 | última modificação: 27/09/2022 - 10:25

O que é ?

Módulo disponível na plataforma digital do Governo Federal (SouGOV) para cadastro e gerenciamento de currículos de servidores e empregados públicos, com o objetivo de subsidiar processos de seleção e gestão de talentos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo servidor lotado ou em exercício em órgão ou entidade integrante do SIPEC poderá disponibilizar seu currículo no módulo Currículo e Oportunidades, necessitando apenas uma credencial GOV.BR.

Canais de Prestação

  • SouGov.br (versão web)
  • SouGov.br (aplicativo para Android)
  • SouGov.br (aplicativo para Apple)
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Primeiramente é necessário possuir uma conta GOV.BR Após a criação da conta no GOV.BR, o currículo poderá ser cadastrado seguindo os seguintes passos:

    2. Documentação

      Conta no GOV.BR

    3. Realize o login no SouGov.br por meio do aplicativo ou da versão web

    4. Selecione a opção Currículo e Oportunidades no menu Autoatendimento

    5. Será exibido uma tela com as seções Meu Currículo, Buscar Oportunidades e Minhas Oportunidades, assim como são exibidas abaixo Oportunidades que podem ser exibidas de acordo com o Status da Inscrição, e ordenadas temporalmente ou por proximidade do encerramento

    6. Selecione a seção Meu Currículo para cadastrar / alterar seu Currículo

    7. Preencha todas as abas de informação. São elas

    8. Clique no + ao lado dos campos que deseja editar

    9. Ao final da edição de cada campo, clique em Salvar

    10. Para fazer o download do documento, clique no ícone da seta ao lado de Meu Currículo.

    11. Na seção Buscar Oportunidades, é possível buscar oportunidades disponíveis com diversas opções de filtros, facilitando ao usuário a localização de vagas que mais se adequam ao seu perfil, e permitindo que o usuário se candidate à vaga oferecida

    12. Ainda, na seção Minhas Oportunidades, o usuário pode visualizar as vagas as quais já se candidatou, o progresso da seleção e o resultado dos processos seletivos nos quais participou.

    Outras Informações

    Tempo de atendimento do serviço

    Até 1 dia

    Legislação relacionada ao serviço

  • Instrução Normativa N.º 4/2018
  • Área Responsável

  • Coordenação de Provimento e Dimensionamento de Pessoas - CODIP
  • Observações

    Perguntas Frequentes

    1. Por que o Banco de Talentos será útil para mim?
    O Banco de Talentos permite divulgar seus conhecimentos, habilidades e experiências e gerar seu currículo para participar de processos seletivos para vagas ofertadas por órgãos e entidades da administração pública federal. A ferramenta está em evolução, com previsão de lançamento de outras funcionalidades em breve, como pesquisa de vagas.

    2. Por que manter meu currículo atualizado ?
    É crescente o número de órgãos que já adotam como padrão o currículo do Banco de Talentos em seus processos de seleção. Além disso, as unidades de Gestão de Pessoas terão acesso aos currículos dos servidores por meio do Painel Sigepe Banco de Talentos. Ao manter seu currículo atualizado, suas chances de participar de uma seleção ou outras ações voltadas para desenvolvimento de pessoas serão ampliadas.

    3. Sou um servidor público municipal/estadual. Como posso incluir meu currículo no Banco de Talentos?
    Não. O Sigepe Banco de Talentos é um sistema da Administração Pública Federal. À exceção dos servidores do Governo de Distrito Federal – GDF, apenas servidores públicos federais (ativos e aposentados) têm acesso à plataforma.

    4. Como acessar o Banco de Talentos?
    O sistema está disponível no SouGov.br, na versão web ou em aplicativo, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para acessar, utilize o login e senha de acesso ao SouGov.br.

    5. Posso baixar o aplicativo em qualquer celular? E no meu tablet?
    O aplicativo Sigepe Banco de Talentos está disponível para qualquer dispositivo com o sistema operacional Android ou com o sistema operacional iOS. Acesse as lojas Google Play ou App Store e faça o download do aplicativo. É importante manter sempre a última versão do aplicativo no seu dispositivo móvel.

    6. Não consigo acessar o aplicativo. O que faço?
    Entre em contato com a Central Sipec pelo telefone 0800-978-9009 ou pelo formulário eletrônico disponível na Central Sipec.

    7. Não consigo salvar informações. O que faço?
    Caso não esteja conseguindo salvar alguma informação ou tenha problema no preenchimento de qualquer campo, atualize a versão do aplicativo.
    Você também pode desinstalar e instalar novamente.
    Caso esteja acessando a versão web, clique em “sair” e acesse novamente o Banco de Talentos. Se a dificuldade persistir, entre em contato com a Central Sipec pelo telefone 0800-978-9009 ou pelo formulário eletrônico disponível na Central Sipec, esclareça quais as informações não estão sendo salvas e descreva o procedimento realizado. Nenhuma informação já cadastrada e salva será perdida.

    8. Como posso sugerir melhorias para o Sigepe Banco de Talentos?
    Entre em contato com a Central Sipec pelo telefone 0800-978-9009 ou pelo formulário eletrônico disponível na Central Sipec.

    9. Quem poderá consultar minhas informações no Banco de Talentos?
    Na versão atual, o servidor tem acesso apenas ao seu próprio currículo. As áreas de gestão de pessoas acessam os currículos por meio do Painel Sigepe Banco de Talentos.

    10. Posso excluir meu currículo?
    O usuário não poderá excluir o currículo totalmente. É possível apenas excluir as informações cadastradas no currículo.

    11. Posso ocultar partes do meu currículo?
    É possível ocultar algumas informações no momento da geração do currículo em PDF.

    12. É possível modificar meu nome no Banco de Talentos?
    Não. Os dados pessoais são extraídos do banco de dados da Receita Federal.

    13. Como incluo meu nome social no currículo do Banco de Talentos?
    Entre em contato com a Central Sipec pelo telefone 0800-978-9009 ou pelo formulário eletrônico disponível na Central Sipec.

    14. O que é nome social?
    O nome social é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida. Esse é um direito garantido pelo Decreto nº 8.727, de 28 de abril de 2016.

    15. Que telefone devo incluir nos dados? Celular pessoal ou número fixo profissional?
    Informe o telefone em que seja mais fácil de ser contatado. Essa informação estará visível apenas para um número limitado de servidores nas unidades de gestão de pessoas dos órgãos. Quando compartilhar seu currículo, o aplicativo irá perguntar se deseja disponibilizar seu número de telefone. Se incluir um telefone comercial, lembre-se de manter o número atualizado.

    16. Devo incluir um e-mail profissional ou pessoal?
    Informe o e-mail em que seja mais fácil de ser contatado. Essa informação estará visível apenas para um número limitado de servidores nas unidades de gestão de pessoas dos órgãos. Se incluir um e-mail profissional, lembre-se de manter a informação atualizada.

    17. Trabalho no exterior. Qual endereço devo informar?
    Os dados informados devem ser do local de exercício, portanto, informe o endereço do local de trabalho no país em que atua.

    18. Sou servidor de um órgão, mas estou cedido. Qual endereço devo informar?
    Os dados informados devem ser do local de exercício, portanto, do órgão em que trabalha atualmente.

    19. Não trabalho mais no órgão que aparece no currículo. O que fazer?
    Você pode atualizar os dados no próprio aplicativo do Banco de Talentos. Para isso, na tela Atuação Profissional, clique no ícone em formato de lápis e altere as informações que desejar.

    20. É possível detalhar minhas atividades em um órgão?
    Sim. Na tela “Atuação profissional”, selecione a experiência profissional que deseja detalhar. No campo “Resumo de atividades e resultados”, inclua as informações que desejar e clique em “salvar”.

    21. Nunca trabalhei no órgão indicado no meu currículo. Como corrigir essa informação?
    Na tela “Atuação profissional”, selecione a experiência profissional que deseja alterar. Faça as mudanças necessárias e clique em “salvar”.

    22. Como incluo uma pós-graduação?
    Acesse a tela Formação, clique no símbolo de “+” que aparece ao lado do título “Formação acadêmica” e inclua as informações que desejar.

    23. Fiz vários cursos que não aparecem. Como posso incluí-los ?
    Acesse a tela Formação, clique no símbolo de “+” que aparece ao lado do título “Formação complementar” e inclua as informações que desejar.

    24. Fiz um curso, mas não tenho o certificado. Posso incluir no meu currículo?
    As informações no Banco de Talentos são autodeclaratórias. Isso significa que não é necessário anexar certificados para incluir um curso.

    25. Os cursos realizados em escolas de governo são incluídos automaticamente?
    Ainda não são incluídos automaticamente. A funcionalidade está prevista para as próximas versões do aplicativo.

    26. Minha instituição não aparece listada nos cursos de formação complementar. O que faço?
    Caso sua instituição não esteja cadastrada, informe o nome que a identifique e prossiga normalmente com o cadastramento do curso. Nas próximas versões do Sigepe Banco de Talentos, a funcionalidade de pesquisa de instituição será aprimorada.

    27. O preenchimento de aptidões é obrigatório? Posso selecionar quantas no máximo?
    Não é obrigatório. Você poderá incluir até 8 itens.

    28. Posso modificar as aptidões que havia selecionado?
    Sim. Para modificar a lista, em “Meus talentos’, clique no ícone em formato de lápis para editar uma informação.

    29. Posso incluir aptidões que não estão listados?
    Sim.

    30. O preenchimento de interesses pessoais é obrigatório? Quanto posso selecionar?
    Não é obrigatório. Você poderá incluir até 8 itens.

    31. Posso modificar os interesses pessoais que havia selecionado?
    Sim. Para modificar a lista, em “Meus talentos”, clique no ícone em formato de lápis.

    32. Posso incluir interesses pessoais que não estão listados?
    Na atual versão, é possível selecionar apenas os itens que já fazem parte da lista. Nas versões futuras esse campo possibilitará inclusões.

    33. Qual é a diferença entre “aptidões” e “interesses pessoais”?
    Em aptidões, inclua suas principais habilidades, consideradas úteis para o seu trabalho diário. Por exemplo: capacidade de análise, capacidade de síntese, criatividade, trabalho em equipe, etc.. Em “interesses pessoais”, inclua seus hobbies e interesses não relacionados ao trabalho, como atividades que gosta de fazer em suas horas vagas. Por exemplo: artesanato, cinema, instrumentos musicais, etc.

    34. Como elaboro minha carta de apresentação?
    Você pode utilizar um modelo padrão ou criar sua própria carta de apresentação. Em “Carta de apresentação”, clique no ícone em formato de lápis para editar as informações. Se selecionar “Utilizar modelo predefinido”, uma carta padrão será preenchida. Você pode editar esse texto para incluir os dados que considerar relevantes. Se desejar criar sua própria carta de apresentação, basta desativar este ícone e preencher o campo texto, clicando em “concluir” ao final.

    35. É possível excluir a carta de apresentação?
    Essa opção ainda não está disponível na atual versão. Caso não deseje incluir informações, basta deletar todo o texto e, em seguida, clicar em “concluir”.

    36. Qual a relação entre o currículo Lattes e o do Banco de Talentos?
    O Sigepe Banco de Talentos é uma parceria entre o Ministério da Economia – ME e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, responsável pela Plataforma Lattes. As duas plataformas digitais estão integradas e com atualização automática. Caso possua currículo na Plataforma Lattes, parte de seu currículo do Banco de Talentos será preenchido automaticamente com as informações de seu currículo Lattes compatíveis com os campos existentes no Banco de Talentos.

    37. Se eu atualizar informações em uma das plataformas, meu currículo será atualizado na outra?
    Sim. Se você alterar ou excluir alguma informação, ela será alterada ou excluída automaticamente na outra plataforma, pois estão integradas e com atualização automática.

    38. A senha de acesso é a mesma para as duas plataformas?
    Não. O acesso ao Sigepe Banco de Talentos é feito com as credenciais dos demais serviços Sigepe. Também é possível cadastrar a biometria nos dispositivos móveis com essa funcionalidade. Já o acesso à plataforma Lattes utiliza a senha cadastrada previamente pelo usuário no site.

    39. Já tenho currículo Lattes. Como importo essas informações para o Banco de Talentos?
    No seu primeiro acesso, algumas informações já serão carregadas automaticamente. Você precisará apenas verificar, confirmar ou ajustar essas informações para que seu currículo seja disponibilizado no Sigepe Banco de Talentos.

    40. Não tenho currículo Lattes. O que faço?
    A diferença para quem não possui currículo na Plataforma Lattes é que algumas informações não serão automaticamente carregadas. O preenchimento do currículo deverá ser feito manualmente pelo usuário.

    41. Meu currículo está completo, mas alguns campos no Banco de Talentos não foram preenchidos. Como incluir essas informações?
    Você poderá completar seu currículo de duas formas diferentes: diretamente no Sigepe Banco de Talentos ou na Plataforma Lattes.

    Perguntas frequentes

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