Salário, Remuneração e Concessão de Benefícios

Encaminhar termo de responsabilidade – Comprovante extra SIAPE no Sigepe

publicado: 25/11/2020 - 18:13 | última modificação: 03/08/2022 - 16:48

O que é ?

Encaminhar termo de responsabilidade informando que irá apresentar os contracheques referentes a remuneração/ provento/ pensão paga por outro órgão público (federal, estadual, distrital ou municipal), que não utilize o Sistema SIAPE para o pagamento de pessoal.

Quem pode utilizar este serviço?

Servidor público regido pela lei 8.112/90 e servidor ocupante de DAS 4, 5 ou 6

Canais de Prestação

  • Portal do Servidor
  • SouGov.br (versão web)
  • SouGov.br (aplicativo para Android)
  • SouGov.br (aplicativo para Apple)
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Acesse o Portal do Servidor

    2. Clique no ícone Sigepe Servidor e Pensionista

    3. Realize o acesso com o certificado digital ou login (CPF) e senha no Sistema de Gestão de Acesso (Sigac)

    4. Clique no menu localizado no canto esquerdo superior, ao lado de "Sigepe"

    5. Clique em Requerimento

    6. Clique em Solicitar no menu superior verde

    7. Clique em Selecione outro requerimento em Solicitar um requerimento

    8. Selecione Termo de Responsabilidade - Comprovante Extra SIAPE em Tipo de Documento

    9. Preencha o formulário, observando os campos obrigatórios com asteriscos vermelhos

    10. Ao final do formulário, clique em Gerar Documento e confira as informações geradas

    11. Clique em Gravar

    12. Selecione o Requerimento e clique em Assinar Selecionado(s). Utilize o CPF e senha do sistema para assinar ou login do certificado digital

    13. Selecione o Requerimento e a caixa de Registrar Ciência, e clique em Enviar para Análise

    14. No SouGov

    15. Realize o login no SouGov.br por meio do aplicativo ou da versão web

    16. Clique na opção Atualização Renda Extra SIAPE no menu Solicitações

    17. Selecione o mês do comprovante

    18. Selecione o ano do comprovante

    19. Clique no botão azul com uma seta para cima para selecionar o arquivo do seu dispositivo ou computador

    20. Clique em Avançar

    21. Leia o Termo de Responsabilidade e clique em Aceito os Termos para enviar sua solicitação para a Unidade de Gestão de Pessoas

    22. Na página inicial do SouGov.br, acesse o menu na parte inferior e clique em Solicitações para acompanhar o seu requerimento

    Outras Informações

    Tempo de atendimento do serviço

    5 a 7 dias

    Legislação relacionada ao serviço

  • Portaria Normativa SRH/MPOG nº 02, de 09 de novembro de 2011
  • Área Responsável

  • Central de Atendimento de Pessoal - CAPE
  • Observações

    Em caso de dúvidas e outras informações, procure a Central de Atendimento de Pessoal – CAPE ou as Unidades de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, informando o seu nome completo e CPF.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

    Serviços Relacionados

    Esta informação foi útil para você?

    Dúvidas em relação ao serviço?

    Voltar ao topo
    Skip to content