Licenças e Afastamentos

Consulta de afastamentos

publicado: 24/06/2021 - 15:04 | última modificação: 11/01/2023 - 14:18 Consultar afastamentos

O que é ?

Consultar todos os afastamentos, licenças e ausências, previstas em lei constantes no cadastro do servidor.

Quem pode utilizar este serviço?

Servidor público regido pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, Anistiado (IN 22/2022), Empregado público (CLT) sem cargo em comissão ou função, contratados temporários regidos pela Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, estagiários vinculados ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e ao Ministério do Trabalho e Previdência (ACT nº 91/2022).


Canais de Prestação

  • SouGov.br (versão web)
  • SouGov.br (aplicativo para Android)
  • SouGov.br (aplicativo para iOS)
  • Portal do servidor
  • Etapas para realização deste serviço

    1. No SouGov.br

    2. Realize o login no SouGov.br por meio do aplicativo ou da versão web

    3. Selecine a opção Afastamentos no menu Autoatendimento

    4. O aplicativo apresentará os afastamentos recentes. Clique no afastamento de seu interesse para consultar a ocorrência

    5. No Sigepe

    6. Acesse o Portal do Servidor

    7. Clique no ícone Sigepe Servidor e Pensionista

    8. Realize o acesso com o certificado digital ou login (CPF) e senha no Sistema de Gestão de Acesso (Sigac)

    9. Clique em  ao lado de Sigepe

    10. Clique em Dados Cadastrais

    11. Clique em Dados Funcionais no menu superior verde

    12. Clique em Consultar Dossiê Consolidado

    13. Clique em Afastamento e verifique as informações de afastamento disponíveis

    14. Para realizar o download, clique em   à direita e escolha o formato do arquivo.

    Tempo de atendimento do serviço

    não se aplica

    Outras Informações

    Legislação relacionada ao serviço

  • Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990
  • Área Responsável

  • Central de Atendimento de Pessoal - CAPE
  • Observações

    Em caso de dúvidas e outras informações, procure a Central de Atendimento de Pessoal – CAPE, informando o seu nome completo e CPF.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

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    Dúvidas em relação ao serviço?

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