Cadastro de dados funcionais/pessoais

Alterar dados bancários no SouGov.br

publicado: 07/06/2019 - 17:57 | última modificação: 18/08/2022 - 14:24

O que é ?

Solicitação de atualização ou alteração de dados bancários no Siape.

Quem pode utilizar este serviço?

Servidores ativos, temporários e estagiários.

Canais de Prestação

  • SouGov.br (versão web)
  • SouGov.br (aplicativo para Android)
  • SouGov.br (aplicativo para Apple)
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Realize o login no SouGov.br por meio do aplicativo ou da versão web

    2. Navegue até o menu Solicitações

    3. Clique em Dados Bancários

    4. Cadastre seu dispositivo caso nao tenha realizado esse procedimento anteriormente

    5. Clique no ícone do lápis, ao lado de Conta Salário

    6. Edite as informações necessárias

    7. Clique em Confirmar

    8. Verifique os dados cadastrados em Nova conta para recebimento de salário

    9. Clique em Próximo

    10. Anexe comprovante bancário, clicando no símbolo de imagem

    11. Clique em Próximo

    12. Verifique os dados cadastrados

    13. Clique em Confirmar

    14. Para demais informações acesse, clique aqui

    Outras Informações

    Tempo de atendimento do serviço

    5 a 7 dias

    Legislação relacionada ao serviço

  • Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990
  • Resolução nº 3402, de 6 de setembro de 2006
  • Ofício Circular nº 170, de 15 de fevereiro de 2016-MP
  • Área Responsável

  • Central de Atendimento de Pessoal - CAPE
  • Observações

    Fique atento às orientações abaixo quando for alterar a sua conta bancária:

  • as instituições bancárias que possuem convênio para processar a folha de pagamento de pessoal do Governo Federal são:
    BANCOOP; BANRISUL, BANCO DO BRASIL, BANCO BRADESCO, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; ITAÚ, BANCO SANTANDER; BANESE; CECOOP; AGIBANK e SICREDI;

  • ao decidir por transferir sua conta atual entre as instituições bancárias conveniadas com o Governo Federal (listadas acima), tenha em mente que é necessário informar duas informações distintas: Conta Salário e Conta Corrente. Isso porque desde 2006, o crédito de remuneração dos servidores públicos (ativos, aposentados e beneficiários de pensão) só pode ser realizado em conta denominada “Conta Salário” (Resolução BCB N.º 3042, de 6/09/2006). Geralmente, os números dessas duas modalidades de conta são iguais. Mas há exceções, como no caso da Caixa Econômica Federal, onde o número da conta salário é sempre diferente do número da conta corrente.
  • por isso, com a confirmação de abertura da nova conta salário e da nova conta corrente, ao cadastrar seu pedido de alteração de domicílio bancário, fique atento para registrar corretamente os campos que receberão os dados das duas novas contas (salário e corrente);
  • não utilize caracteres (pontos, traços, letras) que não tenham sido expressamente fornecidos pela instituição bancária.

    Informações incorretas podem prejudicar o processamento do pagamento da remuneração mensal.

    Em caso de dúvidas e outras informações, procure a Central de Atendimento de Pessoal – CAPE ou as Unidades de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, informando o seu nome completo e CPF.

  • Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

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    Dúvidas em relação ao serviço?

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