Promoção à Saúde e Qualidade de Vida

Alteração da categoria do próprio plano de saúde – Outros planos (per capita)

publicado: 21/10/2022 - 10:48 | última modificação: 10/11/2022 - 14:56

O que é ?

O servidor pode alterar a categoria de seu plano de saúde, o que pode acarretar também na mudança do valor da mensalidade do mesmo.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer servidor que tenha plano de saúde contratado.


Canais de Prestação

  • SouGov.br (versão web)
  • SouGov.br (aplicativo para Android)
  • SouGov.br (aplicativo para iOS)
  • Etapas para realização deste serviço

    1. Acesse o SouGov.br na versão web ou em aplicativo

    2. Navegue até o menu Solicitações

    3. Clique em Saúde Suplementar

    4. Será informado se você possui ou não um benefício de Saúde Suplementar. Caso não possua, você poderá clicar na opção Cadastrar Assistência à Saúde para aderir a um plano de saúde

    5. Selecione Alterar o Plano

    6. Informe os seguintes dados do seu plano:
      a) informe o número de registro da operadora na ANS
      b) selecione o nome do plano de saúde

    7. Informe o valor de mensalidade do plano contratado para cada um dos beneficiários do plano

    8. Confira os dados de sua solicitação

    9. Para prosseguir com a solicitação é necessário concordar com os Termos de Adesão apresentados

    10. A solicitação será enviada para a Unidade de Gestão de Pessoas. Você pode acompanhar o requerimento enviado na tela inicial do SouGov.br, na opção Solicitações

    11. Importante: no caso de solicitação com status Em análise, o deferimento e o lançamento manual deverão ser feitos pelo gestor, para finalização do processo.

    12. Consulte também o Tutorial – Como alterar Assistência à Saúde Suplementar

    Tempo de atendimento do serviço

    7 a 10 dias

    Outras Informações

    Legislação relacionada ao serviço

  • Art. 230, Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990
  • Decreto nº 4.978, de 3 de fevereiro de 2004
  • Portaria normativa nº 1, de 9 de março de 2017
  • Portaria nº 8, de 13 de janeiro de 2016
  • Área Responsável

  • Coordenação-Geral de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida - CGPAQ
  • Coordenação de Atenção a Saúde do Servidor - COASS
  • Observações

    Caso haja alguma inconsistência na relação dos dependentes que preencham os requisitos necessários ao benefício e que estejam devidamente habilitados/cadastrados no SIAPE, verifique seu cadastro de dependentes ou procure sua Unidade de Gestão de Pessoas.

    Em caso de dúvidas e outras informações, procure a Central de Atendimento de Pessoal – CAPE ou as Unidades de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, informando o seu nome completo e CPF.

    Perguntas frequentes

    Nenhuma pergunta encontrada.

    Esta informação foi útil para você?

    Dúvidas em relação ao serviço?

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